Essa CPI da PetrobraX está me saindo melhor do que a encomenda. Um dos escândalos que deve ser apurado é a criação da logomarca PetrobraX, em 2001. A antiga diretoria deve responsabilizada por negligência e mau uso do dinheiro da empresa.
O argumento da diretoria (demo-tucana na época) para a mudança era que o termo "bras", no nome Petrobras, é associado a Brasil, o que poderia passar, internacionalmente, uma idéia de atraso, de "não-globalizado", atrapalhando assim o plano de internacionalização da estatal.
A "marca" Brasil era mal vista lá fora na época demo-tucana. Hoje, após o governo Lula, o Brasil está na moda. Produtos associados ao Brasil são bem vistos.
Como se vê, o problema não era trocar o "bras" da marca, e sim trocar de governo no Brasil.
Mesmo do ponto de vista empresarial, se tivesse havido a mudança, a Petrobras sairia perdendo, sendo confundida com uma subsidiária qualquer de empresas de energia norte-americanas ou européias, envolvidas em financiamento de guerras pelo petróleo, e lobby contra energias renováveis.
Outro fator de polêmica é que a logomarca foi considerada trabalho amador pelo qual foram pagos R$ 700 mil (em dinheiro de época em 2001).
O projeto causou polêmica entre designers, com gente sugerindo desde a UND Design devolver os R$ 700 mil cobrados, até quem sugerisse indenizar a Petrobrás por danos à imagem. Porém muita gente defende que o designer fez apenas o que a diretoria demo-tucana encomendou, e que o erro mercadológico foi da diretoria da estatal.
Rafael Rodrigues, sócio do escritório PVDI Design, responsável pelo desenho da identidade da Petrobras desde o início da década de 70, criticou o fato da Petrobrás ter contratado outro escritório para redesenhar a marca, sem analisar o histórico: "Eles não nos falaram nada, poderíamos contribuir com a UND como consultores para o desenvolvimento da nova identidade", diz.
Segundo Rodrigues, a idéia de mudar o nome foi um erro. "É uma lástima abandonar um DNA tão poderoso. A Shell está fazendo uma propaganda mostrando justamente a concha que sempre usou na sua marca e que é apresentada como o DNA que valoriza a qualidade dos seus produtos". ... a PetroBrax foi um desastre "designológico".
Além disso, o briefing foi equivocado. "A chama significa para o petróleo aquilo que é descartado. Nas refinarias sempre aparece uma chama queimando os rejeitos do petróleo... Rodrigues diz que não é contra renovar a identidade visual da Petrobrás, mas o trabalho deveria ser feito sem jogar fora a marca antiga, criada pelo seu escritório em 1970 e revitalizada ao longo do tempo. "BR é a única forma de dizer Brasil, é uma sigla internacional".
A maioria dos designers entrevistados concorda com Rafael Rodrigues. Para eles o nome Petrobras é um patrimônio nacional, que não pode ser jogado fora.
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