quinta-feira, 30 de julho de 2009

P-36: a maior plataforma de petróleo do mundo afunda

Afunda a maior plataforma de produção semi-submersível do mundo, a Petrobras 36, que foi construída em 1994 na Itália como uma unidade de perfuração e de produção, com o nome original de "Spirit of Columbus". Arrendada pela empresa em 1997, a plataforma precisou passar por modificações e expansão para atender as condições operacionais no campo de Roncador, no Rio de Janeiro. A conversão da plataforma foi realizada num estaleiro no Canadá.

Projetada originalmente para perfurar e produzir petróleo a uma profundidade de 100 a 500 metros de profundidade, a unidade foi transformada numa plataforma de produção capaz de operar em lâmina d'água de até 1.360 metros. Para isto, todo o equipamento de perfuração e a maior parte do equipamento de produção foram retirados.

Atualmente, a P-36 é capaz de processar 180 mil barris de petróleo por dia, o que representa 7,2 milhões de metros cúbicos de gás comprimido, diariamente.

Em outubro de 1999, a P-36 saiu do estaleiro naval de Quebec, no Canadá, e veio para o Brasil numa viagem que bateu recordes mundiais. A viagem foi feita a bordo do Might Servant I, que foi ampliado, aumentando sua estrutura em cerca de 30 metros, somente para transportar a plataforma. A viagem foi feita utilizando um sistema de reboque. A plataforma foi instalada no campo de Roncador em fevereiro de 2000.

Um comentário:

  1. isto foi o que o psdb fez pela Petrobrás
    agora eles dizem que vão reforçar a empresa
    é , muita cara de pau
    depois de 8 anos de governo lula a Petrobrás
    é uma gigante que não precisa de reforço, ela é que da reforço aos demais

    ResponderExcluir